Mariana Gesteira conquista medalha de prata no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura

Mariana Gesteira conquista medalha de prata no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura

A nadadora brasileira Mariana Gesteira, da classe S9 (limitação físico-motora moderada), brilhou mais uma vez nas piscinas internacionais e conquistou a medalha de prata nos 100m livre no Mundial de Natação Paralímpica 2025, realizado em Singapura.

Com o tempo de 1min01s64, Mariana subiu ao pódio ao lado da australiana Alexy Leary, medalha de ouro com 59s19, e da canadense Mary Jibb, que ficou com o bronze após marcar 1min02s77. O resultado confirma a nadadora brasileira entre as melhores do mundo em sua categoria.

Histórico e emoção

Esta é a 23ª medalha do Brasil em apenas quatro dias de competição, reforçando o protagonismo da delegação brasileira no cenário paralímpico. Para Mariana, a conquista tem ainda mais significado: ela já havia levado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na mesma prova e, nesta edição do Mundial, foi escolhida como porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura.

Após a prova, emocionada, Mariana destacou a superação pessoal e fez uma homenagem especial:

“É sempre uma honra representar o Brasil em competições como esta. Foi o meu melhor tempo da vida, com meio segundo de folga. Quero agradecer a todos pela torcida, que faz muita diferença para mim dentro da piscina. Ainda tenho mais duas provas importantes pela frente: os 100m costas, no dia 26, e os 50m livre, no dia 27, em que sou bicampeã mundial. Vou dar o meu máximo para continuar trazendo bons resultados para o Brasil. E dedico a medalha de prata ao Marins, que era um amigo pessoal, e à sua família. É um momento difícil, mas espero ter levado um pouco de alegria a eles.”

A atleta fez referência a Rogério Marins, vice-presidente do Conselho Deliberativo do CNRAC e ex-campeão brasileiro de remo, que se encontra internado em estado gravíssimo e irreversível.

Próximos desafios

Mariana volta às piscinas nos próximos dias para disputar os 100m costas (26/09) e os 50m livre (27/09), prova em que é bicampeã mundial.

Texto: Vinicius Bacelar
Foto: Marcello Zambrana

Mais Recentes